Finalmente uma resposta a algumas das nossas questões!

30-05-2009 22:14

Como referido na notícia anterior, no passado dia 22 de Março Pedro Pina interveio em nome do nosso Grupo na reunião pública da Câmara Municipal.

Apesar do tema principal que levou a intervirmos tenha sido a Monografia da nossa freguesia, aproveitámos para colocar as questões que até ao momento não tiveram resposta.

Como referimos o facto de não termos tido qualquer resposta, Com certeza que não foi por falta de consideração desta Câmara Municipal para com os eleitos locais; nem deverá ter sido tão pouco por desconhecimento da regra de boa educação que diz que devemos dar resposta a quem nos escreve.

Assim, foram colocadas as seguintes questões:

1 – Porque demorou a Câmara Municipal 22 meses a remeter à CCDR Centro os documentos que esta solicitou para emitir a licença da ETAR da Ribeira?

2- Porque não respondeu a uma exposição da Assembleia de Freguesia de Real sobre a sinalização da Estrama Municipal 605?

 

3 – Para quando a resolução das fossas que estão junto ao Bairro do Minério em Real, cujas águas e detritos estão a contaminar os campos e as linhas de água? E as fossas que estão junto das Cortes, do outro lado da aldeia?

 

4 – Porque nunca nos respondeu sobre as condições em que eram transportadas os alunos do 1º Ciclo da nossa freguesia para a Escola de Castelo de Penalva.

 

5 – Porque demorou um ano a resolver o buraco provocado pela colocação de um poste junto à Ribeira, e porque foi resolvido pela Câmara Municipal e não por quem provocou o buraco?

 

6 – Quais os resultados do último-autocontrole às águas residuais da ETAR da Ribeira que são rejeitadas na Ribeira de Ludares?

 

7 – Porque não foi renovada a licenção da ETAR da Ribeira antes de esta entrar em funcionamento?

Sobre as questões relacionadas com a ETAR da Ribeira revelou um total desconhecimento do processo, não coicidindo a versão transmitida pelo Dr. Leonídio com a que está documentada no processo da CCDRC e do qual nós temos cópias. Referiu ainda que não foi renovada a licença para não pagar a taxa enquanto a ETAR estava em construção. Mas quando a ETAR entrou em funcionamento não tinha sido renovada! 

Referiu ainda que a visita do Deputado Francisco Madeira Lopes não teve qualquer influência para o andamento do processo, ao contrário do que o nosso grupo quer fazer crer. Pois, mas o que é um facto é que na mesma altura desta visita foi efectuada a primeira limpeza às fossas da Ribeira e foram enviados os documentos que tinham sido solicitados pela CCDRC 22 meses antes!

Além do mais quando pedimos a visita do deputados d'Os Verdes foi com a intenção de ver in loco a situação e fazer pressão junto do Ministério do Ambiente para desbloquear a situação, pois o Dr. Leonídio tinha referido numa reunião de Fevereiro desse ano que estava à espera da autorização do Ministério.

Pedidas informações ao Ministério, ficou-se a saber que afinal quem estava à espera era a CCDRC de documentos que tinha solicitado 22 meses antes!

Quanto às fossas de Real, falou que a situação era dificil por os terrenos envolventes serem privados. Questionado sobre a hipótese de expropriação, disse que preferia negociar. Mostrou que prefere colocar os interesses pessoais dos proprietários em primeiro lugar do que o interesse da comunidade.

Sobre a sinalização da Estrada Municipal não disse porque não respondeu à Assembeleia de Freguesia, mas referiu que a sinalização já foi adjudicada e vai ser colocada em breve.

Entretanto já a discussão ia para além de uma hora e sobre as outras questões não respondeu.

 

Texto da Intervenção lina na reunião de Câmara

Bookmark and Share

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode